quinta-feira, 21 de outubro de 2010

HISTÓRIA DA ESCOLA

            A Escola Municipal Padre Gabriel Bulgarelli foi fundada em 22/02/1972 na gestão do Prefeito Paulo Afonso de Oliveira Falcão, com a instalação do Centro Comunitário Padre Gabriel Bulgarelli com a finalidade de atender as crianças em regime de creche, visando suprir a demanda de crianças na comunidade foi construído inicialmente cinco salas de aula que atendia do pré-escolar a 4ª série no diurno e a noite atendia turmas do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL, atualmente 1ª e 2ª etapas da EJA. Em 1994, foi implantado na escola a 5ª e 6ª série do ensino fundamental juntamente com a 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Já em 1996 foi implementado a 7ª série do ensino fundamental. Em 1997, com a carência e necessidade de escolas no bairro, passou a atender aos alunos de 8ª série do ensino fundamental e a 4ª etapa da EJA, posteriormente, em 1999, devido ao crescimento populacional ocorreu à ampliação do prédio na gestão do então Prefeito Municipal Manoel Carlos Antunes com mais quatro salas de aula.
            A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Gabriel Bulgarelli localiza-se na Avenida Cláudio Sanders s/n – no bairro do Maguari núcleo urbano mais antigo do município de Ananindeua. Atualmente tem habitantes com baixo poder aquisitivo, estimada em 130.000 habitantes, das quais, 60% residem em áreas de ocupação.
           Pelas características apresentadas e por ser um bairro periférico a Escola enfrentou problemas frequentes relacionados a alunos indisciplinados; pichações; ameaças a professores; brigas entre alunos e gangues; roubos e furtos e uso de bebidas alcoólicas pelos alunos – em contraste a esse fato, existe atualmente uma residência nos fundos da escola que foi construída há mais de vinte anos que descaracteriza totalmente o espaço escolar. Porém, algumas medidas foram tomadas pela Prefeitura Municipal de Ananindeua – onde se construiu um muro nos fundos da escola, porque era desprovido de segurança por ser totalmente aberto, permitindo que pessoas mal intencionadas transitassem livremente no ambiente escolar. Houve também o aumento do pessoal de apoio controlando a entrada e saída de pessoas e alunos, bem como, a ampliação do corpo administrativo e funcionários para executar serviços gerais. Atualmente a escola conta com doze salas de aula com funcionamento com turmas do 1º ano do ensino de nove anos e de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 1ª a 4ª etapa. A escola possui um laboratório de informática, uma sala para Professores, uma secretaria, uma diretoria, uma sala de arquivo, dois depósitos de material didático, um depósito de limpeza, um depósito para guardar merenda, um depósito de material para esporte e lazer, uma sala de leitura, quatro banheiros e um banheiro adequado aos PNE. Além de uma área livre para refeitório e cinco corredores laterais, incluindo dois anexos. A Instituição é administrada pela Gestora Dayse Menezes de Souza, duas Administradoras, duas Coordenadoras pedagógicas e um elenco aproximado de setenta e dois Professores, incluem-se no rol Vigias, Porteiros, Agentes de apoio, uma Secretária e dez auxiliares de secretaria, uma arquivista, uma bibliotecária, aproximadamente mil setecentos e oitenta e seis alunos incluídos os dois anexos.

Fonte: Projeto Político Pedagógico, 2010.